sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Saúde lança Campanha de Vacinação Antirábica em Santana do Matos







A Equipe de Endemias iniciou na última segunda-feira (dia 14) aqui em Santana do Matos

a campanha de vacinação de cães e gatos que é uma realização do Ministério da Saúde e secretarias municipais de saúde.A Campnha ja imunizou cães e gatos dos seguinte Bairros: Lavosier Maia, Santa Luzia, Alto da Boa Vista hoje dia 25 encontra-se na Av. 27 de Outubro e Centro da cidades, durante a próxima semana será a vez dos Bairros do Pernambuquinho, Alecrim e Santa Rosa, valendo salientar que tem outra equipe vacinando os animais na Zona Rural do nosso município.

O objetivo da campanha e eliminar os casos de raiva humana, oriundos da raiva felina e canina aqui em Santana do Matos a vacinação está sendo feita na zona urbana e zona rural pelos agentes de Endemias.

Deverão ser vacinados todos os cães e gatos a partir de um mês de idade, independente do estado vacinal anterior. Os cães e gatos primovacinados (primeira dose) devem tomar um reforço vacinal com 30 dias.

A raiva é considerada um grave problema de saúde pública, por apresentar letalidade de 100%. A doença é causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central e pode ocorrer em todos os mamíferos, inclusive no homem. A transmissão ocorre através do contato com a saliva de animais portadores do vírus rábico

0 comentários:

Postar um comentário