quinta-feira, 10 de novembro de 2011

MUNICÍPIO DE SANTANA DO MATOS FOI CONTEMPLADO COM O NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA – NASF

A Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Matos em parceria com Ministério da Saúde estará implantando o Núcleo de Apoio Saúde da Família (NASF) consorciado com o município de São Rafael.
Leia abaixo a entrevista da Secretária de Saúde Mônica Damasceno e com o Técnico em Saúde George Pereira:





O que é o NASF?




O NASF é uma estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica/Saúde da Família. Seus requisitos são, além do conhecimento técnico, a responsabilidade por determinado número de equipes de Saúde da Família e o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao paradigma da Saúde da Família. Então, visando apoiar a inserção da Estratégia Saúde da Família na rede de serviços e ampliar a abrangência e o escopo das ações da Atenção Primaria bem como sua resolutividade, além dos processos de territorialização e regionalização, o Ministério da Saúde criou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, com a Portaria GM nº 154, de 24 de Janeiro de 2008, Republicada em 04 de Março de 2008.




Qual a responsabilidade do NASF?






O NASF tem como responsabilidade central atuar e reforçar 9 diretrizes na atenção à saúde: a interdisciplinaridade, a intersetorialidade, a educação popular, o território, a integralidade, o controle social, a educação permanente em saúde, a promoção da saúde e a humanização.
Qual a composição do NASF?
Deve ser constituído por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, para atuarem em conjunto com os profissionais das Equipes Saúde da Família, compartilhando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das Equipes de Saúde da Família no qual o NASF está cadastrado. A formação do NASF 1 será composto por 5 profissionais de nível superior, sendo eles: Psicólogo; Assistente Social; Fisioterapeuta; Profissional da Educação Física; Nutricionista; vinculados as equipes de Saúde da Família de Santana do Matos.





Quais serão os eixos de atuação do NASF?





A equipe do NASF e as equipes da saúde da família criarão espaços de discussões para gestão do cuidado. Como, por exemplo, reuniões e atendimentos conjuntos constituindo processo de aprendizado coletivo. Desta maneira, o NASF não se constitui porta de entrada do sistema para os usuários, mas apoio às equipes de saúde da família e tem como eixos a responsabilização, gestão compartilhada e apoio à coordenação do cuidado, que se pretende, pela saúde da família.








Quais os objetivos do NASF?






• Apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na atenção básica/ Estratégia de Saúde da Família;
• Ações intersetorias e interdisciplinares de promoção, prevenção, reabilitação da saúde e cura;
• Criar ambientes favoráveis à saúde;
• Diagnosticar e realizar atendimentos especializados ao público prioritário;
• Identificar, em conjunto com as Equipes de Saúde da Família e a comunidade as atividades, as ações e as práticas a serem adotadas em cada unidade;
• Capacitar profissionais de educação, de saúde e comunidade para serem multiplicadores.





Quais serão as ações desenvolvidas pela equipe?






• Atendimentos individuais;
• Visitas domiciliares;
• Interconsultas;
• Atividades educativas com grupos das Unidades de Saúde da Família (Idosos, Caminhadas, Gestantes e Adolescentes);
• Práticas corporais e atividades física nos grupos de caminhadas existentes;
• Orientações aos cuidadores de idosos recém acometidos por alguma patologia;
• Estimular hábitos alimentares saudáveis;
• Prevenção de fatores de risco: ações sobre drogas, violência, sexualidade, entre outros;
• Reuniões mensais com a ESF e coordenação;
• Formação de parcerias com todas as secretarias, promotoria pública e demais conselhos municipais;
• Realização de estudo social e visitas às famílias carentes demandadas pela promotoria;
• Acompanhamento nutricional dos beneficiários do programa Bolsa Família.




Qual a previsão para o início das ações?





Foi dada entrada o Projeto de Lei nº 034/2011 no qual será apreciado em sessão ordinária desta sexta-feira, 11/11/2011 na Câmara Municipal de Vereadores visando à aprovação do programa, para só assim dá início as ações vinculadas e de responsabilidade do NASF. Pensando nisso, fomos pessoalmente a Câmara de Vereadores conversar com o Sr Presidente Erinaldo Florêncio com o intuito de sensibilizá-lo, mostrando ao mesmo as benfeitorias que o programa trará para a populaçãoSantanense.

0 comentários:

Postar um comentário