quinta-feira, 10 de setembro de 2009

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA É IMPLANTADO EM SANTANA DO MATOS.

Em uma solenidade realizada ontem na Escola Municipal Prof. Osvágrio Rodrigues de Carvalho, foi implantado em nosso município, o Programa Saúde na Escola – PSE.

O evento contou com a presença do Prefeito Municipal Francisco de Assis Silva, Secretário de Educação Prof.Luis Soares, Secretário de Saúde José Luis, Chefe de Gabinete Maria José, Secretário de Obras Paulo Bezerra, Secretária de Finanças e Administração Girlene Maria de Vasconcelos, Vereador Dr. Lelo, além de profissionais da saúde e educação do município.

Alunos e pais de alunos também se fizeram presentes, prestigiando a chegada do PSE em nosso município.

O Programa Saúde na Escola é uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação e que no município será executado pela Secretaria de Saúde e a Secretaria da Educação, foi instituído pelo decreto presidencial nº 6.286, de 05 de dezembro de 2007, com a perspectiva de atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino básico público, no âmbito das escolas ou unidades de saúde através das equipes do Programa Saúde da Família (PSF).

O objetivo do programa é prevenir e promover a saúde entre jovens e crianças matriculadas e escolas de cidades com baixo Índice de Desenvolvimento na Educação Básica (IDEB), por meio de avaliação do estado nutricional, controle de cárie, incidência precoce de hipertensão arterial e diabetes, acuidade visual e também psicológica.

Dessa forma, a estratégia do PSE tentará realizar uma melhoria da saúde das crianças e dos jovens e do restante da comunidade educativa, com propostas ativas de vigilância e proteção da saúde e aquisição de conhecimentos, capacidades e competências em promoção da saúde.
No desenvolvimento dessas atividades, as equipes de saúde escolar assumem um papel ativo na gestão dos determinantes da saúde na comunidade educativa, contribuindo desse modo, para a obtenção de ganhos em saúde, a médio e longo prazo, da população santanense.

Um comentário:

  1. A ação foi um sucesso de público.Queremos agradecer a todos que fazem a escola municipal Profº Osvágrio Rodrigues e demais profissionais que se empenharam na realização deste evento. Em breve, estaremos promovendo ações em outras escolas do município. AGUARDEM E PARTICIPEM.

    ResponderExcluir