quinta-feira, 3 de setembro de 2009

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA COMEÇA A FUNCIONAR NO MUNICÍPIO

Acontecerá no próximo dia 09 a solenidade oficial de abertura do Programa Saúde na Escola – PSE em Santana do matos.

O evento acontecerá as 08:00 hs, na Escola Municipal Prof. Osvágrio Rodrigues de Carvalho e na oportunidade haverá atendimento de enfermagem, odontológico e nutrição para os alunos dos turnos matutino e vespertino.

O PSE é um programa do Governo Federal, que será executado nos municípios através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação.

O Programa Saúde na Escola desenvolve-se prioritariamente na escola, com respeito pela relação pedagógica privilegiada dos docentes e pelo envolvimento das famílias e do restante da comunidade educativa, visando contribuir para promoção, prevenção e proteção da saúde, o bem estar e o sucesso educativo das crianças e dos jovens escolarizados.

Os principais objetivos do programa são:

- Promover a comunicação entre escolas e unidades de saúde, assegurando a troca de informações sobre as condições de saúde dos estudantes;
- Construir, de forma compartilhada, os conceitos e as diretrizes das escolas promotoras de saúde do município;
- Promover atendimento médico, odontológico e ações de enfermagem aos alunos das escolas, seus pais, comunidade e profissionais de educação.
- Identificar os principais problemas de saúde enfrentados pela população atendida pelo PSE;- Apoiar a inclusão escolar de crianças com necessidades de saúde e educativas especiais.

Um comentário:

  1. O Programa é muito importante, sem dúvidas. Os profissionais da Estratégia Saúde da Família irão até às escolas realizar ações de educação em saúde com o alunado e identificando problemas de saúde (oftalmológico, auditivo, hábitos alimentares, etc), verificar o esquema vacinal e complementar se for o caso. PARTICIPEM!

    ResponderExcluir