sábado, 26 de maio de 2012

Equipe da Saúde (NASF) presta esclarecimento na FM Timbaúba sobre as Ações desenvolvida na Campanha contra "Obesidade" na escola

Studios da FM 104,9 com o radialista Gidenilson Santos (Touro)

Nutricionista Georgi Wayne- NASF


O Ministério da Saúde juntamente com a Prefeitura de Santana do Matos realizou a Campanha com o tema “Obesidade” em todas as escolas do Município. A campanha se estendeu por todo o mês de abril do presente ano e realizou diversas ões nas escolas, desde palestra sobre Obesidade na infância, na adolescência e na fase adulta até a coleta de dados antropométricos, como peso, altura e a realização do IMC.

As palestras aconteceram com realizações de dinâmicas e interação com todos os alunos participantes, e foi através destas palestras que o nutricionista Georgi Wayne, tirou dúvidas e respondeu a perguntas feitas pelos alunos, além de dar dicas sobre como evitar essa doença que se alastra pelo nosso país e o seu tratamento, sendo abordado também a alimentação saudável. E as coletas dos dados antropométricos, serviram para verificar o Índice de Massa Corporal (IMC) de todos os estudantes da rede municipal e estadual.

De acordo com o Ministério da Saúde, o uso de indicadores antropométricos na avaliação do estado nutricional de indivíduo ou coletividades é, entre várias opções, a mais adequada e viável para ser adotada em serviços de saúde, considerando as suas vantagens como: baixo custo, a simplicidade de realização, sua facilidade de aplicação e padronização, amplitude dos aspectos analisados, além de não ser invasiva. A avaliação antropométrica é um método de investigação em nutrição baseado na medição das variações físicas de alguns segmentos ou da composição corporal global. É aplicável em todas as fases do curso da vida e permite a classificação de indivíduos e grupos segundo o seu estado nutricional.

Outra vantagem da utilização de indicadores antropométricos é a grande quantidade de ferramentas para a análise da situação nutricional de indivíduos ou populações e, principalmente, para comunicação e comparação dos resultados. Assim, o método antropométrico estimula o agrupamento dos diagnósticos individuais e permite traçar o perfil nutricional dos grupos de situação nutricional mais vulnerável em faixas etárias, regiões ou em nível nacional.

Por serem de uso corrente em todo o mundo, os indicadores antropométricos permitem que se façam comparações internacionais da situação nutricional de grupos vulneráveis e o amplo estudo de seus determinantes em plano regional, nacional ou internacional.

O índice é a combinação entre duas medidas antropométricas (por exemplo, peso e estatura) ou entre uma medida antropométrica e uma medida demográfica (por exemplo, peso-para-idade, estatura-para-idade). A importância do índice é a possibilidade de produzir uma avaliação mais rica e complexa do estado nutricional de crianças ou adultos a partir da integração de dados antropométricos e demográficos.

Para análise dos dados, das crianças menores de 5 anos, a classificação do estado nutricional é através do percentil, realizado pela classificação de Peso-para-estatura (P/E): Este índice dispensa a informação da idade; expressa a harmonia entre as dimensões de massa corporal e estatura. É utilizado tanto para identificar o emagrecimento da criança, como o excesso de peso.

Para análise dos dados, das crianças de 5 a 10 anos de idades, a classificação do estado nutricional é através do percentil, realizado pela classificação de IMC-para-idade: onde expressa a relação entre o peso da criança e o quadrado da estatura. É utilizado para identificar o excesso de peso entre crianças e tem a vantagem de ser um índice que será utilizado em outras fases do curso da vida.

Para o cálculo do IMC, é utilizada a seguinte fórmula:

Índice de Massa Corporal (IMC) = Peso (kg)

Estatura² (m)

O IMC também foi utilizado para a análise dos dados, de adolescentes e adultos, e o diagnostico nutricional foi realizado através desta tabela:

IMC (kg/m²)

DIAGNÓSTICO NUTRICIONAL

< 18,5

Baixo Peso

>= 18,5 e < 25

Adequado ou Eutrófico

>= 25 e < 30

Sobrepeso

>= 30

Obesidade

Diante dos dados analisados, através dos percentis e do IMC, as escolas, num total de 11 municipais e estaduais, apresentaram um índice de 62,22% (525) de alunos em estado de Eutrofia (estado nutricional adequado), 13,99% (127) de alunos abaixo do peso, 13,66% (124) de alunos sobrepeso, 3,96% (36) de alunos obesos e 6,17 (56) de alunos faltosos, de um total de 908 alunos. Para os alunos faltosos será realizada uma busca ativa, onde serão colhidos os dados de cada um.

As escolas que participaram da Campanha OBESIDADE foram,

ü Escola Municipal Francisca Mendes da Silva - Santa Teresa

ü Escola José Felix da Silva Júnior - São José

ü Escola Estadual Meira e Sá - Nova Aparecida

ü Escola Municipal Profª Maria Letícia Damasceno - Nova Aparecida

ü Escola Municipal Professor Luis Pereira - Barão de Serra Branca

ü Escola Municipal Luis Liberalino de Carvalho - Bom Jesus

ü Escola Municipal Professora Maria Antônia de Lima - Assentamento Acauã

ü Escola Professor Antonio Corcino de Mâcedo - Varzinha

ü Escola Municipal Oswágrio Rodrigues de Carvalho - Santa Luzia

ü Escola Estadual Celso Arruda de Andrade - Santa Luzia

ü Escola Estadual Aristófanes Fernandes - Santa Luzia

Entre os dados analisados não constam ainda as análises dos IMC’s das Escolas de Santa Luzia e Bom Jesus.

Esses dados serão apresentados nas escolas necessárias, assim como repassados as mesmas.

Será realizado um acompanhamento e monitoramento nutricional com os alunos que apresentaram baixo peso ou sobrepeso e com obesidade pelo nutricionista Georgi Wayne, assim como à Escola dará um suporte a esses alunos. Se necessário, também poderemos contar com a ajuda de psicólogo, educador físico, assistente social e fisioterapeuta, participantes da equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).


PsicológaValdilene e o Nutricionista Georgi Wayne ( NASF) nos stúdios da FM 104,9

0 comentários:

Postar um comentário