terça-feira, 7 de julho de 2009

PERSONAGENS DA NOSSA TERRA


DAMIÃO CAMPELO

PROFISSÃO: ARTESÃO

Damião Campelo, popularmente conhecido por “DAMIÃO PIRU”, com 73 anos de idade, natural de Santana do Matos, é artesão em produtos de couro.

Iniciou suas atividades no ano de 1955, no Sítio Pau a Pique, confeccionando pequenas peças em couro.

Convivendo com outros profissionais do ramo, aos poucos foi aperfeiçoando o seu trabalho. Com o passar do tempo tornou-se conhecido na região, e constantemente era procurado, principalmente por fazendeiros, para efetuar encomendas de arreios para animais, sela, roupas de couro, chibatas, etc.

Sentindo a necessidade de expandir o seu negócio, no ano de 1968 mudou-se para a cidade de Santana do Matos, onde construiu a sua casa e a sua oficina de trabalho na Rua Professor Celso Arruda. Com isso, aumentou o seu ritmo de trabalho e as peças por ele confeccionadas eram comercializadas tanto no município, como em outras regiões do estado.

Hoje, devido a idade e alguns problemas de saúde, o velho artesão teve que diminuir a sua carga de trabalho. Mesmo assim, trabalha todos os dias fazendo remonte em selas, arreios e principalmente em calçados.

Seu Damião orgulha-se da sua profissão, pois através dela tirou o sustento para manter sua família, composta por sua esposa D. Terezinha Campelo e seus sete filhos.

2 comentários:

  1. Vendo este senhor, lembro-me do meu avô que não
    estar mais nesse mundo.
    Ele também foi artezão de profissão.
    Ser artesão sublima a singularidade de jesus.
    Os dados evangélicos dizem-nos que Jesus desem-
    penhou seu oficio de artesão em Nazaré .




    Parabéns ao sr.Daminhão Anonima-Santanense

    ResponderExcluir
  2. ESTE É MEU QUERIDO SOGRO DAMIÃO CAMPELO, O MAIOR FURADOR DE COURO DA REGIÃO!!!

    ResponderExcluir