sexta-feira, 6 de agosto de 2010

6 de Agosto


Hoje dia 6 de agosto é feriado em Santana do Matos, dia de sua emancipação política que aconteceu em 6 de agosto de 1855. Assim em todo 6 de agosto alunos, professores e autoridades se reúnem na praça cívica para o a hasteamento das bandeiras simbolizando a emancipação do município.

Saiba um pouco mais da história da emancipação do município:
O Município de Santana do Matos, foi fundado a partir de uma fazenda de nome Bom Bocadinho, de propriedade do português Manoel José de Matos, onde teve início um povoado com o nome de Santana do Pé da Serra e por ter sido iniciada nas proximidades de uma capela construída em homenagem a Nossa Senhora de Santana , o povoado passou posteriormente a ser chamado de Santana do Matos, num vínculo direto com a capela que lhe deu origem.

Com o desenvolvimento do povoado criou-se o distrito por alvará em 13 de agosto de 1831. Em virtude da resolução Provincial no 9 de 13 de outubro de 1836, foi criado o Município com a denominação de Santana do Matos, em território desmembrado do município de Açu. Mas, outra lei de 07 de março de 1853, extinguiu o município de Santana do Matos e tudo voltou na estaca zero, passando a ser dependente de Açu novamente.

Somente em 06 de agosto de 1855, depois de muitas lutas políticas aconteceu a Emancipação Política do nosso município através da lei no 314, oriunda do deputado Manoel de Melo Montenegro Pessoa, e sancionada pelo presidente da província Antônio Bernardo de Passos. A referida lei restaura definitivamente o município de Santana do Matos. E a partir de 05 de setembro de 1855 começa a funcionar a Câmara de vereadores de Santana do Matos, prova do governo próprio sem depender de qualquer outro município.


Sec. de Obras Paulo Bezerra, Sec. Adjunta de Educação Tia Maria, Profº Assis Braga e o Prefeito Assis Silva

Professores e Alunos do Educandário Senhora Santana no Hasteamento das Bandeiras

0 comentários:

Postar um comentário