quarta-feira, 25 de julho de 2012

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O problema da saúde no Brasil é uma das questões mais graves que enfrentamos atualmente. Na realidade uma das causas principais do problema da saúde publica do país é a falta de médicos. Não temos o número de médicos necessários para fazer face às exigências da saúde em todo país.

Em um país continental, como o Brasil, a falta de médicos é muito expressiva e as dificuldades se agravam ainda mais no interior. Não só no nosso município.

Se fizermos uma analise sem ser de cunho político partidário nos deparamos com situações de calamidade com a saúde do nosso Estado, os Hospitais de grande porte como Walfredo Gurgel, Deoclécio Marques, Santa Catarina sem a mínima condição de funcionamento, onde falta profissionais de diversas categorias, equipamentos e insumos , como também, a super lotação. Enfim, falta à assistência necessária para a população que necessita diariamente dos serviços de saúde, seja ele público ou privado.

As informações publicadas em alguns veículos de comunicação a respeito da falta de médico de plantão na última quinta feira e sexta-feira (meio dia), se deu oriundas dessa realidade. Contactamos com vários médicos, onde cada plantão de 24 horas foi ofertado a quantia de R$ 1.500,00. Como pode-se observar, Não foi falta de prioridade de gestão nem tampouco inexperiência profissional.

Desconheço a presença de dois plantonistas médicos em nosso município e, principalmente, com a especialidade de ortopedia em outras gestões, como foi colocado.

Faz-se necessário elencar alguns pontos referentes a saúde no nosso município, além da assistência hospitalar com insumos e equipamentos de urgência e emergência, como: oximetro de pulso, monitor cardíaco, desfibrilador/cardioversor, aspirador de secreção, ECG portátil, Laringoscópio Infantil com lâminas, carro de urgência equipado, entre outros equipamentos. Além do Serviço de RADIOLOGIA com laudo, eletrocardiograma (através do programa TELEMEDICINA), Consulta especializada em CARDIOLOGIA, exames de média complexidade (Laboratoriais).

Na Atenção Básica dispomos de sete equipes da Estratégia Saúde da família, ( lembrando que duas equipes no momento estão sem o profissional médico, inclusive um por afastamento para disputar o pleito eleitoral), um Núcleo de Apoio ao Saúde da Família ( NASF ), composto por cinco profissionais diversas especialidades atuando principalmente na Promoção da Saúde. Além dos serviços acima mencionados dispomos de profissionais que atuam na reabilitação de pacientes que necessitem desse atendimento (fisioterapia). Realização do teste da orelhinha ( fonoaudiologia), Psicologia, Serviço Social e Nutrição.

Portanto não temos uma saúde 100%, e onde tem? Mais temos a certeza de que a Gestão Municipal através da Secretaria de Saúde tem priorizado uma saúde SIM de qualidade para todos.

Elisa Fernandes

Secretaria Municipal de Saúde/Santana do Matos

0 comentários:

Postar um comentário