quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Adutora de São José da Passagem será inaugurada

adutora

O prefeito do município de Santana do Matos, empresário Francisco de Assis da Silva, “Assis da Padaria” [PSB], está eufórico com a conclusão e em breve a inauguração da adutora São José da Passagem, construída através do Programa de Aceleração do Crescimento [PAC] do Governo Federal com parceria do município.

De acordo com Assis da Padaria, são 27 quilômetros de adutora que beneficiarão mais de 200 famílias de quatro comunidades rurais de baixa renda que sofrem com a falta d’água e são assistidas através de carro-pipa.

Com a chegada da adutora, a Administração estará sanando o sofrimento de centenas de famílias que residem nas comunidades de São José da Passagem, Santa Maria, Tapuia e Mulungu. “Vamos sanar esses sofrimentos, se Deus quiser”, disse o prefeito Assis da Padaria.

O prefeito destacou ainda a importância da obra como sendo uma das principais do seu governo. “Entendemos que nossa região é muito seca e esta adutora representa uma nova vida para a população pobre que tanto necessita de água”, ressalta Assis da Padaria.

Para o prefeito, a adutora vai melhorar substancialmente a vida de muitos moradores, que durante várias décadas padecem com o problema de abastecimento de água e “todas às vezes, quando não chove, precisam ser atendidas com carro-pipa que nunca é suficiente”, diz.

Assis da Padaria lamenta que o Governo do Estado não tenha ajudado no desenvolvimento das obras. “Tudo que temos conseguido fazer são com recursos federais e do município. A única obra que o município tinha em parceria com o Estado o convênio foi cancelado e o serviço ficou pela metade, que era a duplicação da entrada da cidade”, lamenta o prefeito.



Fonte:Fogo Cruzado

Convite - Pré-Conferência Municipal da Criança e do Adolescente de Santana do Matos

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente tem o prazer de convida-lo para a Pré-Conferência Municipal da Criança e do Adolescente amanhã dia 01/12/2011 ás 14 na Casa de Cultura Popular. Este evento irá discutir alguns tema relacionados aos Direitos das Crianças e dos Adolescente de nosso município. Na oportunidade serão escolhidos os adolescentes delegados para participarem de Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, que tem como tema central: Mobilidade, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal Direitos Humanos de Crianças e Adolescente no município.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PARATLETA MEDALHISTA DE OURO EM GUADALAJARA VISITA SANTANA DO MATOS

A nadadora paratleta Joana Maria Jaciara da Silva Neves Euzébio, conhecida também por Joana Silva, 24 anos, está em Santana do Matos visitando familiares. Na bagagem, a nadadora, que tem avós e mãe santanense e é conhecida aqui por Jaciara, trouxe 4 medalhas de ouro, conquistadas esse mês, no Parapan-Americano, realizado em Guadalajara, no México. Competindo na natação desde 2001, Jaciara Já representou o Brasil no Canadá, na Holanda, onde foi o seu primeiro mundial e ficou em 3º lugar, e agora no México, onde além de quatro medalhas de ouro, bateu dois recordes dos jogos Parapan-Americanos.
Apesar de os nadadores do Brasil terem reinado na piscina de Guadalajara, conquistando 33 medalhas de ouro nas 83 provas disputadas, sendo 4 de Jaciara, 7 de André Brasil ( ídolo de Jaciara) e 11 de Daniel Dias, principais destaques brasileiros na natação, a nadadora potiguar ainda é pouco conhecida na mídia, e afirmou em entrevista para sites em Santana do Matos, que a imprensa de Natal, onde ela nasceu, mora e treina, não a procurou até agora.
Jaciara cedeu entrevista para o site edilima freire.com e para o blog do assis braga, tirou fotos, mostrou as medalhas, citou que aqui obteve mais reconhecimento do que em Natal e ainda agradeceu a entrevista. A mídia natalense perdeu uma ótima oportunidade de divulgar o Rio Grande do Norte.

Jaciara nadou muito para vencer as dificudades da vida e o Parapan-Americano em Guadalajara

Jaciara mostra uma das quatro medalhas de ouro que conquistou no México

Veja mais fotos e um vídeo com a entrevista completa com a atleta no site edilimafreire.com

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Programa de Sáude na Escola ( PSE) São José da Passagem












A Prefeitura Municipal de Santana do Matos em parceira com as Secretarias de Saúde e Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quarta feira dia 23 de novembro de 2011 mais uma mobilização do PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE), desta vez no Distritito de São José da Passagem na Escola Municipal José Feliz da Silva Júnior, onde foram contabilizados vários atendimentos distrubuídos nas especialidade médicas, enfermagem, odontologia, Física entre outras.Na oportunidade foi disponobilizadas doses de vacinas para os alunos e foram distribuidos Kits odontológicos.A equipe de Vigilância Sanitárisa realizou cadastros, orientou a comunidade e mostrou conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente.O Programa Saúde na Escola(PSE) está percorrendo todas as escolas do município com o objetivo de realizar Ações Contiuadas de Promoção e Prevenção a Saúde dos alunos da rede básica de ensino do nosso município visando á melhoria e qualidade de vida da população de Santana do Matos.O evento contoucom a participação do Prefeito Assis da Padaria, Dr. Luciano Barros, Junduy, Mosher, Jair, Ionara Leocádio, Diretora, Professores, alunos , pais de alunos e de profissionais em Saúde do nosso Município

Saúde lança Campanha de Vacinação Antirábica em Santana do Matos







A Equipe de Endemias iniciou na última segunda-feira (dia 14) aqui em Santana do Matos

a campanha de vacinação de cães e gatos que é uma realização do Ministério da Saúde e secretarias municipais de saúde.A Campnha ja imunizou cães e gatos dos seguinte Bairros: Lavosier Maia, Santa Luzia, Alto da Boa Vista hoje dia 25 encontra-se na Av. 27 de Outubro e Centro da cidades, durante a próxima semana será a vez dos Bairros do Pernambuquinho, Alecrim e Santa Rosa, valendo salientar que tem outra equipe vacinando os animais na Zona Rural do nosso município.

O objetivo da campanha e eliminar os casos de raiva humana, oriundos da raiva felina e canina aqui em Santana do Matos a vacinação está sendo feita na zona urbana e zona rural pelos agentes de Endemias.

Deverão ser vacinados todos os cães e gatos a partir de um mês de idade, independente do estado vacinal anterior. Os cães e gatos primovacinados (primeira dose) devem tomar um reforço vacinal com 30 dias.

A raiva é considerada um grave problema de saúde pública, por apresentar letalidade de 100%. A doença é causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central e pode ocorrer em todos os mamíferos, inclusive no homem. A transmissão ocorre através do contato com a saliva de animais portadores do vírus rábico

25/11/2011 - A Escola Estadual Aristófanes Fernandes parabeniza as alunas Maria Helena e Íris Larissa, 1º e 4º lu

25/11/2011 - A Escola Estadual Aristófanes Fernandes parabeniza as alunas Maria Helena e Íris Larissa, 1º e 4º lu


Íris Larissa (Esq.)e Maria Helena (Dir.) foram o 4º e o 1º lugar, respectivamente, nos seus cursos

Quero através deste blog, parabenizar a minha ex-aluna Helena e também a Larissa pela aprovação no concurso da IFRN e ao mesmo tempo pedir desculpas por não ter feito isso antes. Aproveitando a homenagem que a Escola Aristófanes Fernandes, atrazada, mas merecidamente fez a vocês, quero tambem desejar sucesso na vida estudantil e pessoal. Parabéns!
Veja abaixo as palavras da direção da escola para as duas alunas.
Orgulhamo-nos por fazermos parte desta conquista em suas vidas.Nos dias de hoje precisamos cada vez mais de alunos como vocês, estudiosas e tão dedicadas no que se propõem a fazer.
Parabéns e esperamos que continuem trilhando novos caminhos em busca de seus objetivos.
Fonte: Assis Braga

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Programa de Saúde na Escola (PSE) Assentamento Acauã Serra de Santana











A Prefeitura Municipal de Santana do Matos através das Secretarias de Saúde e Educação realizou nesta quarta-feira dia 17 de Novembro uma mobilização do Programa Saúde da Escola(PSE), na Escola Municipal Maria Antônia de Lima, no Assentamento Acauã na Serra de Santana neste município, onde foram contabilizados vários atendimentos distribuídos nas especialidades médicas, enfermagem, odontológica entre outros. Na oportunidade houve vacina para as crianças e também a participação da Vigilância Sanitária que fez vários cadastros e orientou a população quanto ao risco para a saúde.O Programa Saúde na Escola(PSE) está percorrendo todo as escola do nosso município com o objetivo de realizar Ações Continuadas de Promoção a Saúde da rede básica de ensino visando á Melhoria e Qulaidade de Vidada População e do município de Santana do matos.

domingo, 20 de novembro de 2011

Prefeito Assis da Padaria prestigia o 6º Congresso da Mocidade em Barão de Serra Branca

O Prefeito de Santana do Matos, Franciso de Assis Silva (Assis da Padaria) esteve presente ao encerramento do 6º Congresso da Mocidade da Assembleia de Deus promovido pelos jovens do Distrito de Barão de Serra Branca . O referido congresso teve inicio sexta feira dia 18 e encerrou na noite de ontem dia 19 que contou com a presenças de várias caravanas, cantores de cidades vizinhas que vieram prestigiar o evento, cantores de nossa cidade , Marcelo Maurício, Adailton, Júnior Lima, a cantora Suely, Netinho Moura, Pastores, autoridade locias e um grande número de pessoas da região.




sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Assistência Social Do Município Realiza Curso de Manicure






A Prefeitura Municipal de Santana do Matos, através da Secretaria de Assistência Social está capacitando turma de mulheres e jovens da região de Santa Maria no Curso Técnico de Manicure . Ao todo, 15 mulheres e jovens estão recebendo a capacitação, que tem duração de 15 dias e já está em sua etapa final.

Os Cursos de Capacitação oferecidos pela Prefeitura visam promover a inclusão social de maneira que ofereça às pessoas carentes a opção de fazer cursos gratuitamente a fim de conquistar uma vaga do mercado de trabalho e gerar mais renda para a família. O curso é ministrado pela professora Amariles e todo material é fornecido pela prefeitura.

Operação Pipa chega a todas as regiões carentes do nosso Município

O Prefeito Francisco de Assis Silva (Assis da Padaria) não tem medido esforços para reativar o programa Operação Pipa e trazer o liquido precioso para todas as regiões carentes do nosso município atingidas pela seca.

De acordo com o Secretário de Agricultura e Presidente do COMDEC (Coordenadorias Municipais de Defesa Civil) Antônio Macêdo Neto o abastecimento de água já foi reestabelecido em nosso município desde o mês de Outubro, onde a Operação Pipa atende praticamente todas localidades rurais. A distribuição de água está sendo feita por 4 Pipeiros (4 caminhões pipa), a água é potável (tratada) da Adultora Sertão Central Cabugi que irá atender a toda região carente (Santa Tereza, São José da Passagem, Curralin, Fervedeira, Pinturas, Pixoré, Caiçara, Jardim dos Alexandre, Varzinha, Rufão, Boa Esperança...)
A equipe é formada por: João Felix que abastece 19 comunidades, Juviano Neto 15, Galego de Quinca 18 e Di Assis 18 comunidades.

Pipeiro João Feliz, Secretário Macedo, Sargento Dantas e Tenente Miguel

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Prefeito de Santana do Matos apresenta projeto de R$ 6 milhões no PAC2 para saneamento básico


acudealecrim
O prefeito do município de Santana do Matos, empresário Francisco de Assis Silva, “Assis da Padaria” [PSB], esteve no início do mês em Brasília onde levou projeto para apresentar no Ministério das Cidades, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento [PAC 2].
O projeto apresentado pelo prefeito santanense é da ordem de R$ 6 milhões. Desse total, R$ 2, 4 milhões é para realizar saneamento básico da cidade e mudar o percurso que se encontra atualmente, que é jogando dejetos para dentro do açude Alecrim (foto acima). O prefeito disse que vai tentar a aprovação desse projeto para mudar esta realidade. “Não quero aqui atirar pedras em quem realizou ou que mandou realizar, mas faltou noção. Não tem cabimento jogar dejetos para dentro de um açude”, lamenta Assis.
Já a outra parte dos recursos será para sanear o distrito de Barão de Serra Branca, que pelo seu crescimento populacional apresenta preocupação por parte da atual administração e sanear o referido distrito.
Segundo o prefeito Assis da Padaria, existe por parte de sua administração a preocupação de sanar tanto a cidade quanto o distrito mais populoso.
“Para mim, não importa que seja uma obra que fica embaixo do chão e não é vista pelo povo. Não vejo por este lado, mas sim o da importância que o saneamento representa”, analise Assis da Padaria.
Ainda segundo o prefeito, o que é importante ao realizar saneamento básico é a situação higiênica saudável e a melhoria de vida das pessoas.
“Tenho dito que é possível garantir melhores condições de saúde para as pessoas. E vejo que com saneamento básico se evita contaminação e proliferação de doenças, além de garantir a preservação do meio ambiente”, ressalta o prefeito.
A seleção para os projetos que serão contemplados com recursos do PAC 2 acontece no mês de agosto e o prefeito acredita que o município será um dos contemplados com os recursos. Em sendo, o empenho deve acontecer ainda este ano, já para o final, devido os trâmites legais antes do empenho.
“Estamos confiantes e acreditamos que Santana do Matos vai ser contemplada dentro do PAC 2 para que a nossa administração possa realizar um grandiosa obra de saneamento básico”, confia Assis da Padaria.

FONTE: Jornal Central

Um prefeito com 72% de aprovação popular

O prefeito de Santana do Matos, situado na região Central, Francisco de Assis Silva (PSB), aparece hoje como um dos prefeitos com maior índice de aprovação administrativa. Administrado um município com cerca de 17.700, pela segunda vez consecutiva, Assis possui um aprovação de 72% da população.

Essa aceitação popular que tem sido obtida pelo empenho do prefeito em transformar Santana do Mato numa cidade que proporcione melhor expectativa de vida para a população, com, saúde, educação, segurança e geração de emprego e renda. Em entrevista ao Correio da Tarde, o prefeito revela a situação em que se encontrava o município quando ele assumiu a prefeitura, ás dificuldades enfrentadas e os resultados obtidos até agora e suas perspectivas para o futuro.


CORREIO DA TARDE - Prefeito Francisco De Assis Silva, como o senhor encontrou o município de Santana do Mato, há sete anos?
PREFEITO FRANCISCO DE ASSIS - Um caos. O hospital não funcionava com dois meses dos funcionários atrasados; não tinha telefone nem lençou de cama no hospital; dois meses de salários dos servidores municipais atrasados; dívida de R$ 500 mil com a Cosern, com a taxa de iluminação publica que não pagavam; debito de mais de R$ 500 mil para com os fornecedores; de patrimônio hó havia uma ambulância, três tratadores, uma Kombi e um ônibus quebrados.

Os Postos de Saúde não funcionavam, tinha cinco equipes de o PSF, mas saúde bucal não funcionava pois nem gabinete odontológico tinha.

É verdade que nem a sede da Prefeitura tinha telefone?

É verdade. Os telefones públicos tinham sido perdidos pois não pagou a Telemar e se perdeu os números telefônicos do município.

E hoje, qual é a situação do município?

Hoje o município, tem uma boa frota de veículos, só esta semana nós entregamos nove veículos 0 km. Dois ônibus escolares, três Fiat Uno para o PSF, um transporte alternativo para transportar pacientes para outros municípios; duas Dublô - uma para ambulância outra transporte do Programa de Saúde da Escola (PSE) e uma caçamba para a Secretaria de Agricultura.
Além desse veículos existem outros para atende ao homem do campo e aos estudantes?

Temos mais três tratores para a Secretaria de Agricultura; outro ônibus para o transporte dos alunos que fazem Faculdade em Assu, pois quando assumi os alunos iam escondido em cima de um caminhão com medo da Polícia Rodoviária Federal. E tem outra para transporte de paciente que foi adquirida no ano passado.

Recentemente foi feita pesquisa sobre sua administração. O resultado ficou dentro do esperado?

Sim. Foi uma pesquisas realizada pelo Instituto Consult de Natal, o mês de setembro, e nós tivemos uma aprovação de 72% da população do município;

Esse índice de aprovação sintetiza o trabalho que tem sido feito
Com certeza as pessoas estão aprovando o meu trabalho trabalho da nossa equipe.

Quais foram as principais dificuldades encontradas para sanear as finanças do município?

Foram várias dificuldades, a partir da arrecadação baixa é o FPM. O ICMS muito baixo, hoje agente recebe R$ 100 mil, mas quando assumi a Prefeitura Municipal recebia apenas de R$ 20 mil a R$ 30 mil. Isso sem falar em dívidas de INSS e precários.

Quais eram os valores dos débitos existentes quando senhor assumiu?

De INSS tínhamos um débito de R$ 2,3 milhões e hoje o município paga em torno de R$ 30 mil e de precatório paga em torno de R$ 21 mil. O débito com precatório R$ 2,2 milhões.

Parte da arrecadação já está comprometida com esses parcelamentos?

Justamente, pagamos em torno de R$ 60 mil entre Cosern, INSS e Precatório.

O que o senhor listaria como obras realizadas?

São muitas obras. Se for mencionar aqui vamos passar a tarde toda. Desde o primeiro dia do mandato nunca faltou obra em construção. São várias as inauguradas e muitas outras em andamento. Só praças, construímos quatro; drenagem urbana, pavimentação, adutoras, saneamento básico, postos de saúde, restauração e ampliação de hospitais; construção e ampliação de escolas e quase 300 casas populares. Só em investimento de Luz Para Todos o investimento é acima de R$ 10 milhões. Outra parceria com Governos Federal e Estadual investimentos cerca de R$ 12 milhões.

Com uma popularidade assim, com 72% de aprovação, parece que o senhor fará o sucessor ou sucessora tranquilamente?

Sim. Faremos a nossa sucessora.

Quem é a sortuda de ter o apoio de um prefeito com aprovação em 72%?

É Ionara Celeste Leocádia. Ela é enfermeira do PSF. Tem grandes serviços prestados ao município e é uma filha do nosso município na área de saúde.

Até o final do mandato o que o senhor ainda espera realizar?

Nós temos construção de creches; vamos construir uma escola de tempo integral, para deixar uma semente implantada. E que vou realizar se Deus quiser. Consegui uma banda de música através do programa Desenvolvimento Solidário e hoje tem mais de 200 crianças estudante, vinte fazendo Faculdade de Música.

Se formos falar, temos muitas outras para anunciar. Agora mesmo estamos construindo três novos Postos de Saúde; adutoras para as comunidades de São José da Passagem, Mulungu, Santa Maria e Tapuia e uma outra para as comunidade de Carrapateira e Varzinha. Também estamos ampliando o Hospital Municipal Clivis Avelino; estamos construindo duas quadras de esporte; uma praça no distrito de Santa Tereza e mais uma praça na área urbana e uma piscina para os idosos e crianças fazem hidroginástica. Também estamos duplicando o tamanho do cemitério.

Fonte: CorreiodaTarde

Prefeito Assis da Padaria prestigia Show Gospel de Wellington Camargo

O Prefeito Assis da Padaria juntamente com sua esposa, a Primeira Dama Maria Alice, prestigiaram no último dia 15/11 o Show Gospel do cantor Wellington Camargo (irmão de Zezé de Camargo e Luciano), que foi realizado no Espaço do Forró em Santana do Matos.


Wellington Camargo