quarta-feira, 29 de junho de 2011

Santana do Matos em destaque no INTER TV

O segundo lugar do Forraço 2011 ficou para o experiente cantor e compositor Ivando Monte, com a música Santana do Matos Meu Torrão Amado. Com essa homenagem Santana do Matos esteve em destaque no Inter TV nas edições de hoje, e seus filhos ficarão felizes e orgulhosos.

Equipe do IDEMA realiza Oficina e palestra no CRAS





Está sendo realizada nos turnos matutino e vespertino no CRAS, Palestras de Resíduos, Sólidos, e Oficinas de Reciclagem (confecção de objetos com materiais reciclavéis) e de Sabão Ecológico. O objetivo do IDEMA é promover a Política Ambiental no Rio Grande do Norte, visando o desenvolvimento Sustentável, aproveitando as potencialidades regionais em busca de melhoria da qualidade de vida da população. A Técnica (Santanense Ana ) Ana Maria de Carvalho está está desenvolvendo uma Oficina de confecção de sabão ecológico-oléo de fritura saturada com o Grupo do Projovem Adolescente e Gestantes do CRAS(50 pessoas). Márcia Niná outra integrante do IDEMA fez uma palestra sobre Resíduos Sólidos com alunos da Escola Municipal Prof. Osvagrio Rodrigues, Escola Municipal Maria Letícia e PETI, num total de 100 pessoas. A Educação Ambiental Coletiva numa comunidade, poderá contribuir e tornar comunidade em um ambiente saudável, mudando seus hábitos e atitudes em relação ao meio ambiente.

Ame a Natureza como você ama a si mesmo!
(Marcos Luiz de Medeiros Costa)










terça-feira, 28 de junho de 2011

Roteiro da Caravana do IDEMA em Santana do Matos


Nossa cidade está recebendo, o projeto "Minha Cidade, Meu Ambiente", do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA/RN). O projeto leva atividades de educação ambiental e trabalha temáticas locais como os sítios arqueológicos da região. O trabalho da Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental forma agentes multiplicadores como professores, supervisores, coordenadores e interessados. Questões como o desmatamento da caatinga, a importância dos sítios arqueológicos, poluição sonoros e resíduos sólidos serão tratados em palestras. Haverá também oficinas de reciclagem e confecção de sabão, exibição de filmes temáticos e documentários, além de aula de campo com crianças e adolescentes. Para tento estamos convidando para participarem da seguinte programação.

ROTEIRO

PALESTRAS:

TEMA: Poluição Sonora

PALESTRANTE: Marcos Luiz Medeiros Costa

DURAÇAO: 45 minutos

HORARIO: 14 horas

LOCAL: Casa da cultura de Santana do Matos

DATA: 28/06

TEMA: Resgate de etonobotanica

PALESTRANTE: Maria Silvana Gomes Bezerra

DURAÇAO: 2 horas

HORARIO: 15h30minmin

LOCAL: Casa da Cultura de Santana do Matos

DATA: 28/06

TEMA: Ecossistemas do RN – caatinga, patrimônio arqueológico

PALESTRANTE: Marcos Luiz Medeiros Costa

DURAÇAO: 1 hora

HORARIO:

LOCAL:

DATA: 28/06

TEMA: Resíduos sólidos

PALESTRANTE: Márcia Nina Dantas

DURAÇAO: 30 minutos

HORARIO: 8 horas

LOCAL: CRAS

DATA: 29/06

CURSO

TEMA: Comissão de meio ambiente com qualidade de vida –convida- Formação de agentes multiplicadores.

PALESTRANTE: Marcos Luiz Medeiros Costa

HORARIO: 07h30min as 17h00min

CARGA HORARIA: 16 horas

DIAS: 29 e 30 de junho de 2011

OFICINAS

TEMA: Confecção de objetos com materiais recicláveis

PALESTRANTE: Ana Maria de Carvalho

LOCAL: CRAS

DATA: 28/06

TEMA: confecção de sabão ecológico, óleos de fritura saturada.

PALESTRANTE: Ana Maria de Carvalho

LOCAL: CRAS

DATA: 29/06

Festival de Quadrilhas de Santana do Matos


Será realizado na próxima sexta feira dia 01 de julho na Praça de Alimentação o 4° Festival de Quadrilhas Junina das Escolas de Santana do Matos, com as principais quadrilhas do município, além da presença das quadrilhas de Pedro Avelino, Angicos e Bodó. A festa fica por conta da banda: HIGINO DOS TECLADO.
Senhas ao preço de 4,00 reias (inteira) e 2,00 reias (estudante)
ESSA TODO MUNDO VAI!!!

Realização: Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
Apoio: Prefeitura Municipal - A Força de um Ideal
FM Timbaúba - A Rádio do Coração



segunda-feira, 27 de junho de 2011

Caravana Ecológica do IDEMA em Santana do Matos


A cidade de Santana do Matos recebeu hoje dia (27) a quinta-feira (30), A CARAVANA ECOLOGÓCIA com o projeto “Minha Cidade, Meu Ambiente”, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA/RN). O projeto leva atividades de educação ambiental e trabalha temáticas locais como os sítios arqueológicos da região.

O trabalho da Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental forma agentes multiplicadores como professores, supervisores, coordenadores e interessados. Questões como o desmatamento da caatinga, a importância dos sítios arqueológicos, poluição sonora e resíduos sólidos serão tratados em palestras. Haverá também oficinas de reciclagem e confecção de sabão, exibição de filmes temáticos e documentários, além de aula de campo com crianças e adolescentes.

O projeto Minha Cidade, Meu Ambiente foi criado pelo IDEMA para atender municípios que desejam receber trabalho de educação ambiental. O projeto tem o objetivo de disseminar a importância do respeito ao meio ambiente com ênfase nas atividades e conhecimentos locais. Os projetos de educação ambiental do IDEMA são voltados para que os municípios se fortaleçam e passem a ter um contínuo trabalho nesta área.



Fonte: Cardoso Silva

Aniversário na Serra da Cajarana

Serra da Cajarana

O passeio para a Serra da Cajarana, que foi enfrentado no último domingo (26) por alguns aventureiros acabou sendo uma viagem demorada e cansativa, mas que no final foi recompensada pela paisagem do local. Na verdade, a ideia de subir a Serra da Cajarana foi para comemorar o meu aniversário de 36 anos, mas só disse isso depois de está lá em cima. Para quem ficou noivo em cima de uma serra ( Serra dos Bassos), um aniversário em cima da Serra da Cajarana não seria novidade, mas consegui guardar segredo até em cima. Obrigado a todos que participaram dessa aventura, que apesar de cansativa pra todos, foi única para mim.

O aniversariante do dia (Profº Assis Braga)

paradinha num poço natural para matar a sede
vista do alto da serra
vista de dentro da caverna
paradinha na caverna para descansar e apreciar a paisagem
primeira visão do alto da serra
aqui já estavamos chegando, mas ainda não era a parte mais alta da serra
em cada campo aberto tinha paradas obrigatórias para as fotos
daqui pensávamos que estava perto, mais ainda andamos muito
a caminhada foi muito longa, mas a paisagem no final nos recompensou

domingo, 26 de junho de 2011

CONVITE



O Prefeito Francisco de Assis Silva (Assis da Padaria) e o Padre Raimundo Josino, convidam seus municípes e a todas as pessoas da região, cidades vizinhas e Santanenses ausentes a participarem da Programação religiosa, cultural e social dos festejos alusivos a nossa Padroeira Nossa Senhora Sant'Ana de 10 a 26 de julho. Segundo Padre Josino, este ano será uma festa com a participação maçica dos Santanenses e visitantes que sempre prestigiam nossa Padroeira.

sábado, 25 de junho de 2011

A SANTANA que o povo quer...



Insatisfação e insastisfeito. Diferentes palavras, porém com o mesmo significado. Podemos até conseguir outro sentido para as palavras, até mesmo quando se tenta qualificar algo ou alguma coisa. Pois bem, cada pessoa procura diferenciar ou dar sentido a uma palavra em sua essência, ás vezes, não empregando o seu verdadeiro significado. Preferem discordar.
Trazendo apenas estas duas palavras para uma administração pública, empregando mais precisamente na do município de Santana do Matos, muitos serão os significados para as duas palavras iniciais deste comentário. Isso porque ninguém é obrigado a concordar com o que o outro diz. Podendo ser por não querer reconhecer, por pura pirraça ou, em se tratando de política, sempre haverão aqueles do contrário. Do time que não torcem pelo município, mas que o seu opositor sempre saia mal, para não colher bons dividendos eleitorais. No entanto, mesmo com as discordâncias, ou melhor dizendo, entre as insatisfações e os insatisfeitos, a cidade de Santana do matos, como tenho dito e repito aqui por diversas vezes, enche os olhos da maior parte dos seus habitantes. E mais: a Santana do Matos de hoje está sendo comentada positivamente além-fronteira das terras de Aristófanes Fernandes. Não é muito difícil de encontar uma pessoa em outra cidade dizendo que causa prazer visitar Santana do Matos e encontrar cidade completamente modificada, tendo obras realizadas e outra em andamento. Tranquila, limpa, arborizada e de povo bom e hospitaleiro. Não é difícil também de encontrar pessoas comentando que a cidade tem cultura movimentada, um artesanato em andamento, um artesão invocado: ai vereador Washington, uma banda de música e outra de flauta, a maior festa de padroeira da Região Central, que é Nossa Senhora de Sant'Ana, a maior vaquejada, uma grande quantidade de Sítios Arqueológicos e uma cidade que oferece dois serviços de telefonia celular e o terceiro já em andamento. Estes exemplos acima são poucos diante de muitos que se passam na cidade que foi transformada, que se desenvolve olhando para a frente.Claro, e para não esquecer as duas palavras com mesma significação, diante de muito que foi feito ainda tem muito por fazer, porém, se observar o retrovisor só enxergará poeira, não de desastre administrativo, mas das construções dos últimos anos que encobriram qualquer obra anteriormente feita. Pois bem, até aqui se falou da cidade e você pode perguntar se para tudo isso não existe um responsável, um administrador. Claro que existe, Assis da Padaria, e, como as duas palavras iniciais deste texto têm o mesmo significado, aplausos a aplausos também tem e Assis da Padaria merece.


Fonte: Jornal Central (25 de Junho) - Fogo Cruzado - Aclecivam Soares

É Hoje...São João no Terreiro da Fazenda

.

.
DIA 25 DE JUNHO, SÃO JÕAO DA VARZEA NO TERREIRO DA FAZENDA EM SANTANA DO MATOS, COM QUADRILHA EMPROVISADA, COMIDAS TÍPICAS E MUITO ARRASTA PÉ. AO SOM DO FORRÓ RESENHA E DO FORRÓ MALANDRO!
.
E ATENÇÃOOOOOOOOOOOOO! ATÉ MEIA NOITE MULHER NÃO PAGA SENHAS PROMOCIONAIS ATÉ ÀS 20 HRs AO PREÇO DE R$ 10,00 NA DROGARIA NERES!
.
APOIO:
SANTANA FEST
GAGUIHO GRAVAÇÕES
104 FM
REALIZAÇÃO LM SONORIZAÇÃO E EVENTOS!
VOCÊ É NOSSO CONVIDADO!

É hoje - São João da Varzéa do Juazeiro


HOJE DIA 25 DE JUNHO, ACONTECERÁ O TRADICIONAL SÃO JÕAO DA VARZEA DO JUAZEIRO NO TERREIRO DA FAZENDA HÁ 2 KM DE SANTANA DO MATOS, COM QUADRILHA EMPROVISADA, COMIDAS TÍPICAS E MUITO ARRASTA PÉ. AO SOM DO FORRÓ RESENHA E DO FORRÓ MALANDRO!
.
E ATENÇÃOOOOOOOOOOOOO! ATÉ MEIA NOITE MULHER NÃO PAGA SENHAS PROMOCIONAIS ATÉ ÀS 20 HRs AO PREÇO DE R$ 10,00 NA DROGARIA NERES!

APOIO:104 FM


REALIZAÇÃO LM SONORIZAÇÃO E EVENTOS!
VOCÊ É NOSSO CONVIDADO!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

É hoje...

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Festejos Juninos do Osvágrio Rodrigues



Em ritmo de muito forró e animação foi realizada nesta quarta-feira dia 22 o Arraiá do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Prof. Osvágrio Rodrigues de Carvalho. Teve quadrilha estilizada, pescaria, comidas típicas e a tradicional quadrilha matuta.
Parabéns a Equipe Gestora, Professores e Funcionários.

E no próximo dia 24 (sexta-feira) é o Arraiá do Ensino Fundamental II, ás 21:oo hs na referida escola. Teremos comidas tipicas, apresentações de quadrilhas e logo após festa com a Banda Forró Malandro.








quarta-feira, 22 de junho de 2011

É Hoje...

Governo anuncia corte nos pontos de servidores em greve

Paulo de Tarso confirmou que ponto dos grevistas serão cortadosPaulo de Tarso confirmou que ponto dos grevistas serão cortados















O Governo do Estado decidiu cortar o ponto dos servidores que estão em greve. A medida foi confirmada na manhã desta quarta-feira (22) pelo secretário Chefe da Casa Civil, Paulo de Tarso. Segundo ele, cada secretaria que tem servidores em greve terá que verificar o ponto antes de remetê-los à Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Searh).

"Essa é uma decisão meramente administrativa. Vamos apenas cumprir o que determina a Lei. Com isso, os dias não trabalhados serão descontados dos grevistas já no próximo contra-cheque", disse Paulo de Tarso.

De acordo com Paulo de Tarso, atualmente estão em greve os agentes e escrivães da Polícia Civil, os professores, os servidores da Fundação José Augusto, parte dos funcionários do Detran e ainda os servidores da Emater em Natal.

Fonte: tribunadonorte.com.br

1° GINCANA MEIO AMBIENTE CRAS/ PROJOVEN




A Prefeitura Municipal de Santana do Matos , através do CRAS, realizou uma Gincana com objetivo de proporcionar aos jovens, espaços de discussão e engajamento no que se refere às questões ambientais locais; promovendo oportunidades de aquisição de conhecimentos, valores, atitudes e interesse ativo, para melhorar e proteger o ambiente que nos cerca, o CRAS Santana do Matos, junto aos jovens participantes do projovem adolescente promoveu a sua 1° gincana com o tema meio ambiente.
Foram formadas duas equipes dentro do projeto da gincana: Equipe terra e a equipe S.O.S planeta, dentro dessas os jovens puderam desenvolver ativamente trabalhos relativos ao tema. Tendo como equipe vencedora a equipe S.O.S Planeta, que ganhou um trofeu e um prêmio extra (Rodizío de sorvete). Porém, todos os participantes do projovem adolescente foram premiados com um belíssimo passeio ao Rio Potengi.
Todo o processo da Gincana foi acompanhado pelo Orientador do projovem adolescente do CRAS: Luciano Santana e a equipe técnica do CRAS: Carla Priscila S. Sousa (Psicóloga CRAS); Maria de Fátima Tomaz (Ass. Social CRAS) e Tanise Karenine C. Câmara (Coordenadora do CRAS).
O encerramento do projeto se deu com um passeio ao Rio Potengi. O passeio foi uma verdadeira aula dentro de um roteiro construído pela equipe pedagógica do "projeto Chama Maré". O trajeto incluiu as belas paisagens e cartões postais (as naturais e as assinadas pelo homem) como a Fortaleza dos Reis Magos, a Ponte Newton Navarro e a chamada “ponte velha”, outro acesso à Zona Norte de Natal.
Durante a aula, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e conscientizar-se sobre a importância do estuário do Potengi para o Rio Grande do Norte. Numa visão interdisciplinar, são abordados aspectos ecológicos, histórico-culturais, econômicos e sociais sobre o rio e seu entorno.

PREPARAÇÃO PARA GINCANA:

Nas semanas que antecederam a gincana, os adolescentes participantes do projovem adolescente do CRAS, trabalhando para a realização das provas.

Trabalhando a reciclagem

Pesquisa sobre o tema da gincana: MEIO AMBIENTE.

REALIZAÇÃO DA GINCANA

Os representantes das equipes apresentando seus trabalhos para os jurados

Tarefa realizada: Apresentação de uma paródia com o tema “meio ambiente”.

Desfile de moda, mostrando a grife, produzida pelos adolescentes, a partir de material reciclado, roupas e assessórios.

COMEMORAÇÃO E ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS.

Chegada ao Forte dos Reis Magos

No forte dos Reis Magos....

BARCO-ESCOLA CHAMA MARÉ

Inicío da aula passeio

Aula Passeio no Barco-escola Chama Maré, Rio potengi, Natal RN – Adolescentes desenvolvendo de forma crítica noções sobre meio ambiente, bem como, conhecendo um pouco da sua cultura.




Priscila Sousa
Bacharel em Psicologia - UnP
CRP: 17/ 1952.

(84)9449- 0898 / 3272-7192

Uma meta baseada em princípios contém as três coisas: A coisa certa, pela razão certa, da forma certa.