segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Grupo de amigos visitam a Serrinha

Nesse domingo (27) um grupo de amigos se reuniram e sairam às 7:00 hs do bairro Santa Rosa com destino a Serrinha, alguns por gostarem de aventuras outros com a curiosidade de conhecer o local e desfrutar de uma das mais lindas paísagens natural. Além de servir como preparo fisíco para o corpo, Juntos nessa caminhada estavam os amigos: Dr. Luciano Barros, Professor Assis Braga (assizinho), Edilima Freire, Servúlo, Arthur Antunes, Júnior Faustino, Júnior Moreira, Gildenilson Santos, Yarandir Guimarães, Lenildo Ferreira, Joaquim Souza, Zé leão de Zú, e Washington Luiz Júnior e esse blogueiro F. Damião.

Depois de estar todos no topo da serra onde tivemos o privilégio de olhar para a nossa cidade, e outros lugares da região como as águas da Barragem Armando Ribeiro Gonsalves Localizada no vale do Assú, foi hora de retornarmos para a cidade chegando por volta da 11h da manhã todos com o mesmo intusiasmo e prometendo voltar outras veses.

Alguns dos visitantes ainda não conheciam o local que futuramente será colocada a imagem da padroeira de nossa cidade Sant´ana,como foi o caso do senhor Zé Leão que mesmo com seus 70 anos era um dos entegrantes desse grupo, segundo ele era um sonho conhecer esse local, "se Deus quizer e me der saúde voltarei outras vezes aqui" disse ele.

Já o radialista Gildenilson Santos da Timbauba FM disse que não estava preparado para fazer essa trilha, e que em contato que mantive com o mesmo ele confirmou: " foi maravilhoso e gratificante a trilha mas terei que me prepará mas pois pensei ainda em desestir" falou o Gildenilson.
Veja as fotos:






Dr. Luciano


Fonte: Blog do F.Damião

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Rainha e Rei Momo do Carnaval da Feliz Cidade 2011


Foi realizada ontem dia 26/02 na Praça de Alimentação a tradiconal escolha da Rainha e Rei-Momo do Carnaval da Feliz Cidade 2011. Diversas pessoas compareceram ao evento e assistiram de perto a vitória da jovem: Suênia Simplício e de Hélio de Oliveira (Bigú, que pela 6ª vez levou o titulo) que foram escolhidos Rainha e Rei-Momo do Carnaval 2011.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Escolha da Rainha do Carnaval 2011

Hoje a noite na praça de alimentação teremos a escolha da Rainha e Rei Momo do Carnaval da Feliz Cidade 2011, em Santana do Matos. A festa começa apartir das 22:00 hs e terá animação da banda Forró Malandro Elétrico da cidade de Angicos.
O evento é mais uma realização da Sec. Municipal de Eduação, Cultura, Esporte e Lazer e tem o apoio total da Prefeitura Municipal.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Academia ao Ar Livre - Viva melhor com saúde e qualidade de Vida


"Movimente-se e viva melhor: Academia ao Ar Livre" é um Projeto do Ministério da Saúde com parceira do governo Assis da Padaria que prima por ações e serviços de valorização e promoção da pessoa idosa, visando a um envelhecimento digno e saudável. A presente proposta, coordenada pelas Secretarias Municipal de Saúde e da Asssitencia Social, visa colaborar para a prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida de idosos e munícipes em geral.
A Academia ao Ar Livre contribui para a revitalização desses espaços, que se tornam locais privilegiados de convivência e socialização para diferentes gerações. Nesse sentido, as academais contituemáreas voltadas para o atendimento de toda a população mas, sobretudo da pessao idosa, incentivando a prática regular de atividades físicas e a melhoria da Saúde e da qualidade de vida.
A Prefeitura Municipal de Santana do Matos, por meio do projeto: Movimente-se e viva melhor, atende ao estabeleci mento pelo Estatuto do Idoso, que traçça uma linha de ações para a política de atendimento a pessoa idosa. No art. 8º consta que " o envelhecimento é um direito personalíssimo, e a sua proteção, um direito Social ", e o art. 9º afirma que " é obrigação do Estado garantir a pessoa idosa á proteção, á vida e a Sáude, mediante a eftivação de Políticas Socias que permitam seu envelhecimento saudávele em condições de dignidade ".
O projeto conta com orientações e acompanhamentode profissionais como Educador Físico (Mosher Dyan) e a Fisioterapeuta (Tanise) e funcionará segundas, quartas e sextas feiras a partir das 17:30 na Praça ao lado do CRAS.
O público alvo será Idosos com idade igual ou superior a 60 anos, outras faixas etárias com encaminhamento médico.
Aconteceu hoje as 17:30 no CRAS a Solenidade de inauguração da Academia ao Ar Livre, se fizeram presente a Solenidade o Prefeito Assis da Padaria, Secretários, Zé Benedito Presidente do Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, o Vereador João Maria Cadó, George, Eliza Fernandes (Articuladora do Selo UNICEF). George ressaltou a importância de envelhecer com Saúde e Parabenizou o prefeito Assis da Padaria pelo trabalho que ele vem desenvolvendo em nossa cidade. O Prefeito Assis falou da importância do projeto, pois vai ajudar as pessoas a sair do sedentarismo fazendo com que a população adquira o hábito de exercitar-se, proporcionando com isso uma saúde melhor. A Solenidade foi encerrada com um Cocktel servido aos presentes e em seguida o tradicional FORRÓ DO IDOSO.












quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

7º Campeonato de Futsal dos Blocos Carnavalesco

Começa hoje apartir das 19:00 hs no Ginásio Poliesportivo David Azevedo oCampeonato de Futsal dos Blocos Carnavalescos, que contará com a participação de 9 equipes do nosso município.
O Campeonato de Futsal dos Blocos já faz parte do Calendário Esportivo de Santana do Matos, sendo considerado um dos melhores do Município.
Essa Competição Esportiva é uma realização da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer conta com apoio total da Prefeitura Municipal de Santana do Matos, na pessoa do Prefeito Assis da Padaria.

Turismo/Passeio Ecológico


O Vereador Washington Luiz foi convidado pelo Grande Locutor da FM 104,9 Rádio Timbaúba Gidenilson Santos (Touro), para fazer parte de um grupo de amigos que pretendem conhecer a serrinha. A caminhada será no próximo domingo (26.02) saindo da cidade por volta das 6:30 da manhã, se vc ainda não conhece e deseja ir a serrinha junte- se a nós, para no domingo fazer-mos uma boa caminhada ecológica, e poder contemplar uma das vistas mais bonitas de toda a região, quem quiser nos acompanhar entre em contato com Gidenilson na FM 104. Pelo telefone 9938-6436 e prepare a garrafinha com água.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Jornada Pedagógica 2011

Teve ínicio hoje dia 22/02/11 a Jornada Pedagógia das Escolas da rede Municipal de Ensino do nosso municipio, que esta acontecendo no ginásio poliesportivo David Azevedo dos dia 22 ao dia 24 de Fevereiro, e tem como tema: Reflexões sobre a prática pedagógica: saberes e desafios.
A Jornada Pedagógica tem o apoio da Prefeitura Municipal de Santana do Matos e realização da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Programação

1º dia- 22/02/11 (Terça-Feira)
Palestrantes:
Soraneide Soares Dantas (Ensino Infantil)

◘ Maria Marluce de Paula Araújo (Ensino Fundamental I e II)
◘ Odenise Maria Bezerra (Ensino Fund. I e II)

07:00 h - Ínicio
10:00 h - Lanche
12:00 h - Almoço
13:00 h - De volta as atividades
15:00 h - Lanche
15:20: h - Continuação do tema
17:00 h - Enceramento

2º dia - 23.02.11 (Quarta-Feira)
Palestrantes:
◘ Maria da Conceição Lopes
◘ Rômulo César da Mata Filho

07:00 h - Ínicio - Tema: Estratégias Facilitadoras de Leitura
10:00 h - Lanche
10:20 h - Continuação do Tema
12:00 h - Almoço
13:00 h - Orientações sobre a Frequência Escola
Palestrante: Josafá de Oliveira Rocha
15:00 h - Lanche
15:20: h - Avaliação e planejamento escolar
Palestrante: Maria Neuza da Silva
17:00 h - Enceramento


3º dia - 24.02.11 - (Quinta-Feira)
Palestrante: Geovani Braz Dantas


07:00 h - Ínicio
10:00 h - Lanche
12:00 h - Almoço
13:00 h - Orientações sobre a frequência escolar
Palestrante: Josafá de Oliveira Rocha
13:00 h - Articulação do Sele Unicef 2011

Responsável: Elisa Maria Fernandes dos Santos - Assistente Social
14:30 h - Apresentação da Campanha da Fraternidade 2011
Tema: "Fraternidade e a vida no planeta"
Resposável: Padre Josino Raimundo da Silva


Sábado de Aleluia é no Terreiro da Fazenda

Santana do Matos terá Curso de Pós-Graduação



A Faculdade Cristo Rei (portaria ministerial n° 593) disponibiliza os seguintes cursos de Pós-Graduação:

. HISTÓRIA DO BRASIL, CULTURA, POLÍTICA E SOCIEDADE;
. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SAÚDE PÚBLICA;
PSICOLOGIA;
. GESTÃO ESCOLAR;
. DOCÊNCIA SUPERIOR;
. SERVIÇO SOCIAL;
. LINGUÍSTICA;
. MATEMÁTICA e OUTRAS...

A taxa de inscrição é R$50,00, os encontros serão uma vez ao mês, na Esc. Est. Aristófanes Fernandes e terão início em 26/27 de Março. Interessados, entrar em contato com Rômulo Gomes (99208906) ou Ana Idalino, Aninha (99398793). Há possibilidade de formar uma turma para "DOCÊNCIA SUPERIOR".

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Equipe do CSU é a grande campeã do 1º Campeonato Municipal de Futebol de Campo


Foi realizado neste domingo (20/02) no Campo de Futebol em Santana do Matos a Final do 1º Campeonato Municipal de Futebol de Campo. Uma realização da Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação Cultura Esporte e Lazer, com a organização do Coordenador de Esporte Luiz de Oliveira Júnior - O Luizinho.
A final foi disputada pelas Equipes do CSU x Bom Jesus. A Equipe do CSU comandada por Robério da Padaria venceu por 4 x 1 a equipe de Bom Jesus.
Participaram desse campeonato 18 equipes que teve ínicio em Setembro de 2010.
Parabéns a todos os desportistas, atletas e organizadores por mais um belo evento em nossa cidade.

Time Campeão: CSU

Equipe de Bom Jesus / Vice-Campeã

Secretário Luiz Soares entregando a premiação ao time campeão


domingo, 20 de fevereiro de 2011

I Taça Deusdete Alipío de Voleibol



Terminou hoje a tarde a I Taça Deusdete Alipio de Voleibol Masculino e Feminino que teve início na última sexta-feira (18.02). Durante os 3 dias de jogos várias pessoas compareceram no Ginásio Ver. David Azevedo em Santana do Matos para prestigiar as equipes de Santana do Matos, Natal Volei, Grêmio da UFPB ( João Pessoa PB), Alto do Rodrigues, UERN de Mossoro, Facep de Pau dos Ferros...
No volei feminino a equipe campeã foi a UFPB de João Pessoa, que venceu a equipe do Rio Grande do Norte por 3 x 2.
Já no Masculino o grande campeão foi o Facep de Pau dos Ferros que venceu o caic de Mossoró.
O evento teve a organização do Professor Moshe Dyan Batista de Macedo e Professor Eugenio Anselmo de Lima.

Programação da Festa de "São José" 2011

- Programação da Festa de "São José" no Distrito de São José da Passagem em Santana do Matos

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

DIA 10.03 (Quinta-Feira) ABERTURA DA FESTA

19h – Encontro das Imagens de São José e Nossa Senhora de Fátima, da comunidade de Santa Maria, seguida de procissão até a Capela
Hasteamento da Bandeira
Missa presidida pelo Padre Josino Raimundo da Silva

DIA 11.03 (Sexta-Feira)

19h – Novena e Missa
Pregador: Padre Lenilson José das Chagas, da Paróquia de São José Operário em Jandaíra
Noiteiros: Josés e Marias

DIA 12.03 (Sábado)
19h – Novena
Pregadora: Rosemary Ferreira de Souza, missionária do Movimento da Mãe Peregrina em Natal
Noiteiros: Apostolado da Mãe Peregrina, Casais e Idosos.

DIA 13.03 (Domingo)

19h – Novena
Pregadoras: Léia Maria Fernandes e Sônia Maria de Abreu Falcão, Palestrantes motivacionais, compositoras, cantoras católicas e evangelizadoras.
Noiteiros: Jovens e Crianças

DIA 14.03 (Segunda-Feira)

19h – Novena e Missa
Pregador: Padre João Maria de Oliveira da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em São Tomé
Noiteiros: Equipe de Liturgia e Catequese

DIA 15.03. (Terça-Feira)
19h – Novena
Pregadora: Maria das Dôres Alves Braga, evangelizadora da Comunidade de Santa Maria
Noiteiros: Associação de São José e Associação Beneficente de S. José da Passagem (ABESP)

DIA 16.03 (Quarta-Feira)
19h. Novena e Missa
Pregador: Padre Stanley Lopes Dantas da Paróquia de Sant’Ana em Currais Novos
Noiteiros: Dizimistas, Movimento das Capelinhas e Terço dos Homens.

DIA 17.03 (Quinta-Feira)
19h – Novena
Pregador: Antônio Rocha, Ministro da Eucaristia em Santana do Matos
Noiteiros: Comércio e Agricultura

DIA 18.03 (Sexta-Feira)
19h – Novena e Missa
Pregador: Padre Antônio José do Vale, da Paróquia de Nossa Senhora das Graças em Afonso Bezerra.
Noiteiros: Comunidades circunvizinhas, Motoristas, Motoqueiros e Ciclistas

DIA 19.03 (Sábado)
19h. Novena
Pregador: Leonaldo Assunção, Ministro da Eucaristia em Santana do Matos
Noiteiros: Toda a comunidade de São José, Sãojoseenses Ausentes e Visitantes.



INFORMES

DE 11 a 19 às 05h – Caminhada Penitencial
De 11 a 19 às 12h – Ofício de Nossa Senhora
De 11 a 19 às 18h – Recitação do Terço
Dia 12 às 20.30h – (Sàbado) Evangeliza Show com Léa e Sônia
Dia 13 às 10.30h – (Domingo) Encontro com Jovens, na Igreja, com Léa e Sônia
Dia 13 às 15h – Encontro com as famílias, na Igreja, com Léa e Sônia
Dia 14 às 08h – (Segunda-feira) Encontro com os alunos da Escola Municipal José Félix da Silva Júnior, com Léa e Sônia
Dia 18 às 15h - (Sexta-feira) Ação e Cidadania - Esse dia é voltado para as crianças e adolescentes. Com aplicação de flúor, palestra sobre higiene bucal, distribuição de lanches, jogos e outras brincadeiras.
Dia 18 às 21h – Show de Talentos, logo após Forroresta com Lucijan dos Teclados.
Dia 19 às 21h – (Sábado) Leilão e Festa Baile com as bandas: SÓ O MI, de Cerro Corá e ÔTA BANDA de Natal.
Dia 20 às 09h – (Domingo) Missa Solene, seguida de procissão e encerramento da festa.


OBS.: Durante todo o período da Festa, funcionará uma barraca com lanches e serão realizados bingos e rifas.


Patrocinadores: Paróquia de Sant'ana, Prefeitura Municipal de S. do Matos, Rádio Comunitária Timbaúba FM

VAMOS REALIZAR ESTE SONHO !!!

No último sábado (19 de fevereiro) foi dia de mais um grupo de pessoas interessadas no projeto do santuário de Sant'ana caminharem até o topo da serra, no alto da serrinha, realizando mais uma etapa do trabalho topográfico para a elaboração do projeto, uma parceria da Prefeitura Municipal, Paróquia de Sant'Ana e a Comunidade Católica. Um sonho que poderá se tornar realidade se todos se unirem com um só ideal acreditando e fazendo cada um a sua parte. Pois bem estiveram na serrinha os topográfos: Giovene Alves e João Marcelino, com os auxiliares Lailson Tavares, Francisco Joseilton e Zéca de Quinca Preto, além da companhia do Vereador Washington Luiz. Vários pontos de medições foram feitos, altitude e longitude, medições essenciais para a elaboração do projeto. Convidamos a comunidade santanense a visitar o alto da Serrinha, é um passeio ecologicamente legal.







sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Santana do Matos terá um novo perfil

Coordenadores Lázaro e Lima conferem dados registrados pelo geomensor Waldson - medições de propriedades na comunidade de Residência

REGULARIZAÇÃO
Santana do Matos terá um novo perfil
"Programa realiza cadastro e titulação dos imóveis rurais"


Sem despesa para os proprietários, o Programa de Medição de Terras e Regularização Fundiária no Brasil chegou ao município de Santana do Matos e já começa a beneficiar proprietários de imóveis rurais. O programa do Governo Federal garante aos pequenos proprietários segurança jurídica e titularidade de seu imóvel. Esse trabalho é realizado pela Secretaria de Reordenamento Agrário/Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA) em parceria com órgãos estaduais afins.
Com esse trabalho um novo perfil do campo em Santana do Matos começa a ser delineado. O cenário começa a ser construído pelo processo de cadastramento e titulação de imóveis rurais. A ausência de informações públicas e de um cadastro consistente que impediam o Estado de conhecer a sua realidade fundiária começa a ser substituído por ações que buscam a constituição de um sistema de informação da malha fundiária em nosso país.

Operadores registram cadastros, medições e coordenadas no CPD da Tec Agri

O trabalho consiste no levantamento dos imóveis e no georreferenciamento, com aparelhos de última geração utilizados no Sistema de Posicionamento Global, mais conhecido como GPS, para conhecer, com precisão, a localização e os limites das propriedades rurais. As informações revelam a situação fundiária dos municípios pesquisados, tornando-se um importante instrumento para a elaboração, proposição e o planejamento de políticas públicas em diversos níveis e modalidades.
O sistema é transparente e eficaz, oferecendo o acesso a todos os dados e informações sobre as propriedades rurais existentes no Brasil, sua realidade produtiva e sua área real. De 2003 a 2009, já foram cadastrados e geo-referenciados (medidos para fins de titulação) mais de 13 mil imóveis rurais em 23 municípios, com investimentos na ordem de mais de R$ 2 milhões.

Medições devem ser agendadas na Empresa Tec Agr
A Empresa Tec Agri faz as medições em Santana do Matos
Em Santana do Matos desde o final do ano passado a Empresa Tec Agri – Engenharia e Agrimensura LTDA com escritório instalado na rua Juca do Camará, 23, com uma equipe de coordenadores, geomensores e técnicos faz o serviço de cadastramento e medições das terras com regularização fundiária dos imóveis rurais do município quando agendado antecipadamente.


Benefícios:
O cadastro georreferenciado de imóveis rurais é um instrumento de planejamento estratégico indispensável para a implementação de políticas públicas, beneficiando não só os gestores públicos, mas sobretudo o produtor rural. Além de evitar a grilagem de terras e a violência no campo, oferece vantagem imediata para os agricultores familiares: a valorização da terra. Além disso, o crédito rural e a assistência técnica ficam garantidos, pois sem o título de domínio de posse da terra ficaria mais difícil para os agricultores acessar a essas e a outras políticas públicas.
Para o Produtor Rural:
- Segurança jurídica do seu bem;
- Garantia de transmissão do imóvel nos casos de sucessão;
- Acesso às políticas públicas, em especial o crédito e a assistência técnica;
- Valorização do imóvel.
Para a Gestão Pública:
- Conhecimento da estrutura fundiária existente no meio rural, sem nenhum custo para os municípios, facilitando a elaboração do seu Projeto de Desenvolvimento;
- Acesso à base de dados do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), por meio do módulo Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR), incluindo a malha fundiária;
- Acesso aos dados cadastrais relativos à atividade econômica desenvolvida em cada imóvel rural;
- Possibilidade de combinar a estrutura fundiária com imagens de satélite, visando o monitoramento do espaço geográfico.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

As Kengas...

2010

O bloco "As Kengas" foi criado no dia 24 de Fevereiro de 1994 em uma sexta, durante uma brincadeira entre uma turma de aproximadamente 08 pesoas no "Bar de João Jacó", no centro da cidade. Quando por volta das 16:00 hs resolveram fundar um bloco carnavalesco para sair naquela tarde, já que o carnaval da cidade só começava no sábado a noite. A proposta era que todos se vestissem com trajes femininos. Aceita a proposta, se reuniram na casa de um dos fundadores: o radialista Edilson Mendes, no bairro Stª Luzia e de lá saíram com destino ao centro da cidade.
Onde o bloco passava chamava à atenção do povo, que curioso, corria para perto para conferir a façanha daqueles corajosos foliões. Isto porque homem se vestir de mulher, mesmo no Carnaval, era coisa inédita na cidade. De repente uma verdadeira multidão lotou a praça Aluísio Alves para ver a passagem do bloco que recebeu o nome de "AS KENGAS".
O sucesso foi tanto, que logo terminada aquela improvisada apresentação foi criado um pacto entre os componentes, que o bloco voltaria as ruas da cidade no próximo Carnaval e que a sua apresentação seria restrita a sexta-feira de Carnaval.
No ano seguinte, já bem mais organizado o bloco voltou a avenida com aproximadamente 60 componentes e de lá pra cá sempre aumentando o número de pessoas participantes, sendo que vários anos o bloco levou para avenida mais de 300 componentes.
Com isso AS KENGAS, tornou-se um dos blocos mais antigos e tradicionais que participa do Carnaval Santanense.
Pela sua irreverência, fez da sexta-feira o principal dia do Carnaval, onde uma multidão se aglomera na Av. 27 de Outubro e no corredor da folia para prestigiar o desfile e a escolha da miss e a rainha das kengas.

Edilson Mendes, um dos fundadores do bloco "As Kengas".

Carnaval 2009



quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

OVNI cortou o Céu de nossa cidade

Um OVNI (objeto não identificado) cortou os céus da nossa região na noite de segunda feira (14/02) entre 20:00hs e 20:30 horas.
Varias pessoas pediram informações sobre o que aconteceu na ultima segunda-feira, pois após algo lumionoso cortar os céus ouviu-se uma explosão.
Assim como aqui em nosso município o objeto também foi visto em outros municípios da região. Algumas pessoas de nossa cidade viram o clarão no Céu. Segundo Zeca de Quinca, que encontrava-se sentando em frente a prefeitura, parecia uma chuvaa de luzes caindo e em seguida ouviu um forte estrondo, com se fosse um trovão. Outras pessoas em diferentes pontos da cidade também viram essse fenômeno. Por enquanto não se tem explicações sobre o OVNI que supreendeu os Santanenses na última segunda-feira. O que se deduz é a possível queda de um Meteoro.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

MISSA DE 7º DIA

CONVITE_MISSA

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A programação do Carnaval da Feliz Cidade de Santana de Matos



O tema do Carnaval deste ano em Santana do Matos é CARNAVAL DA FELIZ CIDADE, segundo O Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Prof. Luiz Soares, que anunciou oficialmente a programação momesca que acontecerá, de 04 a 08 de março. Este ano, tem uma maior estrutura de palco, som e sete atrações musicais, entre bandas e grupos musicais que animarão os foliões nos cinco dias de folia, no corredor localizado no Centro da cidade. O Carnaval só foi possível graças ao empenho e o apoio do prefeito Francisco de Assis Silva”Assis da Padaria” do PSB(foto), que não mediu esforços para liberar os recursos suficientes para cobrir todas as despesas com o este evento.
Programação do Carnaval de Santana do Matos
Sexta – Feira -04
18:00 hs - Arrastão do irreverente Bloco “AS KENGAS” pelas principais Rua da cidade e logo após Banda Forró Malandro Elétrico no Corredor da Folia
Sábado - 05
Às 22:00hs – Patricinhos do Forró Elétrico, Forró Malandro Elétrico e Banda Impressão Digital Elétrico
Domingo - 06
Às 17:00hs – Matinê – com Diego Pessoa e Banda
23:00 hs – Banda Arrapaziada, Forró Malandro Elétrico e Patricinhos do Forró Elétrico.
Segunda-feira - 07
17:00hs – Matinê – com Patricinhos do Forró Elétrico.
22:00hs - Forró Malandro Elétrico, Paulo Cassiano e Banda Eclipse e Patricinhos do Forró Elétrico.
Terça-feira – 08
17:00hs – Matinê – com Patricinhos do Forró Elétrico
23:00hs - Forró Resenha Elétrico, Forró Malandro Elétrico e Impressão Digital Elétrico.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Inicio do Ano Letivo na Escola Estadual Aristófanes Fernandes


A direção da Escola Estadual Arisitófanes Fernandes comunica aos Pais, Alunos, Professores e funcionários que o ano letivo da referida escola terá inicío na próxima segunda dia 14 de fevereiro.
Dia 14 ás 07 horas da manhã haverá reunião para os pais dos alunos do Ensino Fundamental e a noite ás 19 horas a reunião será para os alunos do Ensino Médio.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Blogueiro Aclecivam Soares presta uma linda homenagem ao seu Pai...

papai

Casa de taipa. Levantar cedo, tirar lenha, campinar, bater corrente, plantar, limpar de enxada, tirar mancambira, cortar, dar de comer ao gado, tirar o leite, apanhar algodão e arrancar tôco, também conhecido por brocar. Carregar um galão de água do barreiro que ficava do outro lado da BR-304 para encher o pote. O coador era um pano branco, feito de saco de açúcar por mamãe para não passar os martelos.

Lembro-me de tudo isso papai. Daquela nossa casinha de taipa no Sítio Espinheirinho de onde o senhor nos deixou, vindo para Mossoró para trabalhar na Esam, na vacaria, tirar leite e alimentar as vacas, coisa que o senhor aprendeu e gostava de fazer.

Na casinha, ficou mamãe (Cícera Áurea), meu irmão (Aribanaldo) e eu para realizar aquela sua mesma missão, tirar mancambira, alimentar o gado, tirar leite, trazer as ovelhas para o curral…

Quase um ano depois, nos mudamos para uma casa no Alto de São Manoel, de Cinete, esposa do meu tio Luiz, de onde todos os dias cedinho o senhor saia em sua bicicleta até a vacaria da Esam.

Eu e meu irmão passamos a estudar na escola Padre Dehon, vinha da Escola Isolada Sítio Espinheiro, onde tinha como professora Lurdinha, esposa do meu tio João Braz. Ela que se dedicou para ensinar e educar muita gente no Espinheiro e comunidades adjacentes.

Na escola Padre Dehon foi onde aprendi a ler, depois de uma vergonha que passei, quando na lousa (era papai, aquele tempo era lousa), a professora colocou a palavra urubu e um colega ao lado querendo me ajudar disse que a palavra era algo que voava, e eu disse que era avião, o que provocou riso de todos na classe.

Só que neste mesmo ano, na segunda série, papai, eu aprendi a ler, diferente do senhor e de vários irmãos que não tiveram oportunidade de estudar.

Do Alto de São Manoel nos mudamos para o bairro Costa e Silva, onde com seu esforço comprou uma casa, vizinho a Manoel Galdinho que trabalhava com o senhor. Eu e meu irmão continuávamos estudando no Padre Dehon e via a pé por uma estrada carroçável, ao lado do Rio Mossoró, onde existiam muitas olarias e numa destas aprendi a bater tijolo.

Lá, papai, no Costa e Silva, foi onde a nossa família aumentou, nascendo Alex Fabiano onde vi dar seus primeiros passos. Foi lá que comecei a ir para a Esam com o senhor, na garupa de sua bicicleta e bem depois numa moto, conquista de seu suor.

Sua nova conquista foi comprar uma residência no conjunto Liberdade I, para onde nos transferimos. Sua vida era sempre a mesma, ou seja, de casa para Esam e vice-versa.

Neste bairro, eu fui estudar na escola no Padre Sátiro e depois aqui mesmo vizinho no José Martins de Vasconcelos, onde conclui meus estudos.

O senhor, papai, continuava sua luta na vacaria da Esam, mas já buscando melhorar ainda de vida, e com sua curiosidade e louco por animais, ajudava aos veterinários da época, que eu me lembro, doutor Emanoel e Paulo Cisneiro.

Pouco tempo depois o senhor era auxiliar de veterinário. Ganhou uma legião de amigos. Que até confesso, meu querido velho, é de causar inveja. Os alunos do curso de veterinária e agronomia, dois cursos mais procurados antigamente, acredito papai, são gratos até hoje ao senhor, assim como muitos que hoje estão cursando e outros que se formaram recentemente.

Sabe de uma coisa papai? O senhor foi homenageado por várias e várias turmas concluintes, isso é sinal que o senhor conquistou esses alunos com seu jeito bom e sua paciência de ajudar. Agora, mesmo sabendo das homenagens, que foram várias, este teu jeito, que é idêntico ao meu, se o senhor tiver ido participar de duas foi muito, pois sei que este seu jeito, de homem do campo, que dorme cedo para acordar cedinho, não gostava de sair à noite.

E sabe da melhor? O senhor foi homenageado por mais uma turma concluinte na última sexta-feira, 4, um dia a pós o senhor voltar de férias. O senhor sabe disse, tenho certeza, mas não foi lá na homenagem. Eu sei por que não foi. Era seu jeito, era envergonhado.

O senhor não quis esperar a homenagem do sábado, 5, onde uma turma do curso de veterinária lhe rendeu, mais uma turma, meu velho, homenagens e na ocasião o senhor não se fazia presente. Sendo que desta vez, os alunos tiveram que ficar parados, em silêncio, pois o senhor não estava mais com vida. Por que, papai?

Não papai, não irei te questionar, pois nunca fiz isso, assim como o senhor não me fazia. Aliás, me questionou algumas vezes, se eu estava sendo ameaçado, depois de ficar sabendo por um grande amigo seu, seu primo Freitas, que o senhor o chamava de Nogueira, da Polícia Rodoviária Federal, com quem o senhor durante alguns anos criou gado, pois não aguentava ficar distante do cheiro de um curral.

E lembro papai, que o senhor dizia: ande certo, faça as coisas corretas, se quiser algo consiga com honestidade, procure evitar essas ameaças. Eu lhe dizia: infelizmente as ameaças são devido à profissão que escolhi papai, que agrada a uns e desagrada a uma quantidade bem maior, que é ser jornalista, mas que estando certo não temo em dizer a verdade.

Ah, papai, quero lhe dizer que o senhor também tem um grande amigo, que eu não sabia que é o médico veterinário Barreto. Ele ficou sempre perto de você, já pela madrugada do domingo, 6, ele nos contava das suas brincadeiras, do seu jeito, que muitos dizem, as “cachorradas” que fazia, são as mesmas que faço.

Como disse papai, herdei muitas coisas do senhor. Vou até dizer que mesmo sentindo uma dor enorme, não sei se maior do que a que te levou a preferir nos deixar, brinquei com dois irmãos seus: tio Antônio e Mundinho e até disse: se ele estivesse aqui e não ali, eu tenho certeza que ele já tinha ‘cutucando’ um de vocês e olhava sério como se nada tivesse feito. Pois papai era assim.

Sim papai, quero dizer mais uma coisa, que nem sei se vai ficar com raiva de mim, mas senti que o senhor não era apenas um auxiliar de veterinário, era um verdadeiro professor, o mestre de vários e vários alunos da hoje Ufersa. Digo-lhe isso papai, porque, assim como o senhor (olhe mais uma coincidência, papai) eu sou muito de ouvir e não de falar, ouvi muitos alunos da Ufersa lhe fazendo elogios, inclusive que hoje estavam formados e só tinha a te agradecer por aquela formatura. É tanto, que de três pessoas homenageadas duas delas iam ser escolhidas, já o teu nome era certeza.

Nunca procurei saber, mas tenho a mais absoluta certeza papai, que o senhor não tinha inimigos. Funcionários, ex-funcionários, alunos, ex-alunos, professores da Ufersa, não encontro um que diga que o senhor era sequer feio. O que ouvi, e isso não é nada demais a não ser um tratamento carinhoso, foi Barreto e vários amigos deles, e acredito serem também do senhor, lhe chamar de Véi, até mesmo para lhe conquistar a fazer aquela saborosa buchada para eles degustarem.

É meu querido, meu velho, eu aqui fico lembrando os seus copos de café (quando retornava do seu terreno onde criava umas vacas, porque o senhor é daqueles que saiu do sítio, mas o sítio nunca saiu do senhor, tanto que seu programa de rádio preferido era o de J. Nilson, na rádio Difusora), onde dava alguns goles e derramava o restante e logo em seguida colocava mais café e tomava mais alguns goles e jogava o restante novamente. Sem falar que sentávamos na calçada e nada falávamos, como se uma barreira existisse entre nós. Mais eu sei perfeitamente o que era isso, pois assim também sou. O senhor não gostava de “se abrir”, de contar seus problemas, e eu, mais uma vez sou o espelho que reflete essas tuas coisas. Ora, eu lembro que o senhor se quer me deu um abraço na minha formatura.

Por falar nisso, lembro que assim que comecei a cursar Direito, todo santo dia o senhor me perguntava: – e aí, está perto de terminar? Papai, porque o senhor não me esperou? Mas fique tranquilo e tenha certeza que este seu sonho não desceu junto na sepultura, muito pelo contrário, minhas energias e força de vontade foram renovadas e eu vou fazê-lo bater palmas, onde o senhor estiver, pois logo estarei sendo um bacharel em Direito, e a Deus querer, um advogado.

E não se preocupe papai, porque seus ensinamentos estão guardados, e eu sempre te disse que para conseguir meus objetivos, não iria passar por cima de ninguém e que irei procurar como sempre procurei, ser correto. Fazer mais uma vez papai, o espelho refletir.

Fique com Deus, descanse em paz, por aqui, vou caminhar, trilhar, ao lado de mamãe, irmãos, meus filhos e esposa. Não precisa se preocupar com nada, sua missão foi cumprida aqui na terra, nós só não queríamos ter te perdido desta forma, entender, assim como aceitar será difícil, mas vamos seguindo em frente, a nossa história, contada aqui lá no início, é de família simples, humilde, de gente que gosta de trabalhar e isso nós vamos continuar honrando, em seu nome, pois seu trabalho foi perfeito, e mesmo depois da sua morte, ele vai permanecer.

Agora papai, permita-me concluir, tenho muito ainda o que falar, mas o senhor precisa descansar. Em seu nome, de um homem simples, trabalhador, honesto, justo e bom, permita-me, também, pedir a toda sua família e amigos, principalmente aos que o senhor conquistou na Ufersa durante vários anos (sim, o senhor ia se aposentar agora dia 17 de fevereiro), para que reze por você e por nós, que aqui vamos enfrentar uma vida sem um amigo, que foi e sempre será que era você, seu Alcides Soares da Silva.

Como na Canção da América, de Milton Nascimento, Papai, qualquer dia, amigo, eu volto, a te encontrar.

Fonte: Blog Fogo Cruzado - Aclecivam

Nós que fazemos o blog Santana em Foco estamos solidarios ao nosso amigo blogueiro Aclecivam Soares pela perda do seu pai. Fé e Força Aclecivam...

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Santanense do Terços dos Homens fazem Romaria ao Santuário de Santa Rita de Cássia


Um grupo de Santanenses do Terço dos Homens, realizaram uma Romaria neste domingo dia 06 a Cidade de Santa Cruz, para a visitar o Santuário de Santa Rita de Cássia, entre eles estavam o Prefeito Assis da Padaria, e os vereadores Washington Luiz e Magnos José. Os mesmos participaram da Santa Missa, celebrada pelo Padre Vicente, com o auxilio do nosso pároco Padre Josino. Uma missa muito bonita, uma multidão lotou a capela local da celebração, romeiros de várias cidades do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.



domingo, 6 de fevereiro de 2011

HOJE PELA MANHÃ A SERRINHA RECEBEU VISITAS..


Hoje 05/02/2011, a Serrinha como é mais conhecida pelos santanenses, recebeu a visita de um topografo acompanhado por Washington Luiz e Zeca de Kinca Preto, eles foram como guia do Jovem Júnior Topografo, fazer uma medição e tirar as coordenadas geográficas da área, através desse trabalho determinado pela parceria entre o Padre Josino e o Prefeito Municipal, para elaboração do projeto. O próximo passo será o Paroco local conversar com os proprietários da terra, João Fragoso e Família, (joca de Orlando), com todos esses dados prontos será elaborado um projeto para buscar junto ao Ministério do Turismo, recursos para a realização deste sonho, que não é so do Padre mas sim de todos nós santanenses,. O objetivo é transformar a Serrinha em um Santuário de Santa'Ana, vamos partir todos unidos para realizar-mos esta obra.
Obs: Se você quiser fazer uma caminhada, através de uma trilha 100% ecológica, conhecer uma das vistas panorâmicas mais belas de nossa cidade, manter contato com a natureza, visite a serrinha.